Mestre em Ciências da Saúde, UnB; Auditor ISO 14.000; Auditor CONAMA 306; Pesquisador Saúde Pública

Minha foto
Desde muito cedo despertei o interesse para entender o sentido de “Gigante pela própria natureza” inscrito em nosso belo Hino Nacional Brasileiro. No meu pequeno mundo isso tinha formato de um sonho. Sempre acreditei que o trabalho produziria um Futuro que espelha essa grandeza. Entretanto, não poderíamos esperar “Deitado eternamente em berço esplendido”. Então, me debrucei sobre os livros e outros informes. A história da expansão territorial do Brasil ainda tem sido pouco pesquisada por nossa historiografia, apesar da importância estratégica e atual que reveste a questão. O potencial dos seis Biomas do Brasil nos credencia a produzir alimento para parte significativa dos 195 países do globo. Certo que temos problemas maiúsculos na seara da saúde de nosso povo, saúde primária, saúde regionais, saúde provenientes de epidemias e pandemia novo coronavírus. Nada que planejamentos estratégicos, planos de governo e planos de estado, com boa vontade e união de governantes não possam resolver.

sábado, 7 de fevereiro de 2026

A comunicação dos lobos – a comunicação dos policiais

Revisitando o passado profissional, uma singela contribuição

Em meados dos anos 2.000, quando somava minha primeira década na força policial, entendi que poderia colaborar com a experiência de vida (período de saúde no Exército, profissional liberal e no Estado de Rondônia, como farmacêutico-bioquímico, magistério). Esses patrimônios profissionais se associaram como um amálgama na formação de meu ser.

https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/como-lobos-se-comunicam-na-alcateia-sons-e-gestos/

O lobo

Quando crianças, nos ensinam a manter distância dos Lobos, - podem ser criaturas terríveis.

Quase todo ser humano é ensinado a ter o mesmo tipo de sentimento, mas deve ser fonte de fascínio e preocupação o fato de os Lobos sofrerem este tipo de preconceito. Chega a ser irônico o fato de os Lobos terem desenvolvido um alto nível de comunicação interna entre os companheiros, membros da mesma alcateia, enquanto dão pouca atenção à sua comunicação externa.

Os Lobos compreendem a necessidade de uma boa comunicação interna – as alcateias são compostas por indivíduos que respeitam a individualidade uns dos outros. Por isso, os membros da alcateia ficam quase sempre dispersos.

- “A história de nossa pobre imagem pública e a perseguição que sempre sofremos por causa disso são longas e tristes”.

Alguns mitos a nosso respeito talvez tenham tido origem ainda na lenda de Rômulo e Remo, supostamente amamentados por uma Loba. “Tomem cuidado com os falsos profetas que chegam a você vestidos em pele de carneiro, mas, na verdade, não passam de vorazes Lobos”. Mateus 7:15.

Outras estórias: O Lobo Teotônio que devorou o sol no fim do mundo, as fábulas do Esopo, Chapeuzinho Vermelho, Os três Porquinhos, Pedro e o Lobo. Todas marcando a figura malvada do Lobo.

-          O problema é que a percepção é realidade e a realidade é percepção! Alguns comportamentos de Vocês Lobos são assustadores para os Consumidores e eles, com o tempo, passaram a exagerar a interpretação desse comportamento. Os exageros se tornaram realidade. Vocês não conseguiram capitalizar em cima de Suas qualidades. Se o tivessem feito, elas é que teriam se tornado exageradas gerando um exagero positivo, e o retorno se transformaria numa nova realidade.

-          Não atacamos qualquer animal com que entramos em contato. Primeiro, nós os testamos, quase sempre optando pelos velhos, fracos ou doentes. Essa é a nossa contribuição para o ecossistema – isto não é propalado.

-          Os Lobos desenvolvem uma tremenda unidade de objetivos. Compreendem o poder da sinergia. Acreditam ser o trabalho em equipe um nível de atividade superior à competição interna. Equipes de sucesso só competem com outras equipes – filosofia que não é divulgada.

-          A maioria das equipes de sucesso cria e cultiva uma rede de amigos e de influência – falha dos Lobos. Devemos construir uma rede de trabalho corporativo que abranja um corpo maior de participantes, além dos membros de sua própria família.

-          A energia competitiva dos Lobos é, na maior parte, dirigida aos de fora. Isto faz com que os Lobos tenham as equipes mais eficientes do que a maioria dos outros animais, entre os quais, frequentemente, há tanta competição interna quanto de equipes entre si.

-          Vocês têm feito um maravilhoso trabalho de desenvolvimento de um magnífico sistema de comunicação dentro de suas próprias fileiras, mas sua desatenção em relação às comunicações externas resultou numa imagem desagradável, pela qual, agora pagam um preço elevado.

-          Devemos tentar alterar a imagem pública dos Lobos através da divulgação daquilo que temos de bom, do que sabemos fazer bem-feito e de nossas potencialidades.

https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-prf-tera-1-500-vagas/

O policial

Em muito do texto acima vemos a figura do policial em nosso Brasil, e, fechando mais o foco de nossa câmera, o nosso Policial Rodoviário Federal.

É certo que muitas das características positivas dos Lobos, - compreender a necessidade de uma boa comunicação, sua divisão de trabalho, seu nível de organização, desenvolver uma confiança total em seus companheiros, organizar-se em grupos eficientes e forjar um poderoso espírito de equipe, posso afirmar que ainda estamos na busca desse entendimento e no seu aprendizado. Precisamos nos ater à observação, estudo do comportamento, análise psicológica e de sensibilidade, além de compreender o aspecto sociológico da função dos integrantes de nossa corporação para fortalecer o caráter interno de nossa corporação. Necessário é que nos apliquemos mais no senso organizacional. Ressalvemos aqui que os Lobos agem por instinto puramente animal de sobrevivência.       

Mas, o tema central do paralelo acima, sem permitir que se perca a importância o aspecto organizacional, é que devemos alterar a imagem pública dos Policiais Rodoviários Federais por meio da divulgação daquilo que temos de bom, do que sabemos fazer bem-feito, de nossas potencialidades.

A mídia não tem demonstrado um interesse maior em divulgar nossas ações, nossas realizações em prol da sociedade. A grande maioria de nossos profissionais são zelosos, honestos, cônscios de suas obrigações e deveres. No entanto, na maioria das vezes, só aparece o nome da corporação em manchete quando um de seus integrantes manchou seu nome, denegrindo assim a imagem de todos.

Entendo que podemos e devemos como forma de demonstrar espírito de corpo, de solidariedade e responsabilidade social apresentar o potencial de nossos profissionais da segurança que se complementam nas mais variadas profissões, quer nas áreas jurídicas, do ensino, da administração, contábeis, da informática, da saúde, entre outras, estendendo nossa participação no meio político – centro de todas as decisões.

Março de 2006, Edson Silva, PRF – 21ª SRPRF.

Por Edson Silva, 07 de janeiro de 2026


Nenhum comentário:

Postar um comentário